16 fevereiro
2016

Reportagem do Fantástico: será mesmo a gordura a grande vilã da saúde? 5.00/5 (100.00%) 3 votes

Quem assistiu ao Programa do Fantástico no domingo passado, dia 14/02, pôde aprender muito sobre a vilã de muitos alimentos saborosos: a gordura.

Na Escócia,voluntários participaram de um desafio muito mais difícil do que eles imaginavam: ficar uma semana inteira sem comer alimentos com mais de 1% de gordura.

♦ Na primeira fase 4 voluntários entregam–se à 4 pratos de valores diferentes de gordura (após 12 horas de jejum).

1. Salada de salmão com abacate

abacate

 

2. Pizza de queijo

image

 

3. Hambúrguer com fritas

 

image

 

4. Castanhas variadas.

 

image

Foram feitos exames de sangue antes e depois desta refeição .

As amostras de sangue passaram por uma centrifuga onde as células vermelhas foram separadas do plasma para onde são transportados os nutrientes e enzimas  do nosso corpo. Em jejum, o plasma é quase translucido. Depois da refeição , não interessando qual o alimento ingerido,ele ficou como uma nevoa  representando que toda a gordura ingerida ( boa ou não) vai para o   sangue.

Mesmo contra a opinião de todos, os 4 alimentos “colocam” igualmente a gordura no organismo. Todas as amostras ficam com muita gordura a qual vai diretamente para o sangue. Quando consumida em excesso ela se deposita sob a pele  (aquelas gordurinhas que sentimos) e também ao redor dos órgãos ( como se os órgãos estivessem mergulhados em um mar de gordura), que nada mais é do que a gordura visceral que está diretamente associada ao diabetes e doenças cardíacas.

A media saudável para mulheres  é que tenham entre 20-22% de gordura no corpo. Mais do que isso já é indicado  eliminarmos os excessos.

♦♦A grande dúvida é: devemos cortar toda a gordura da alimentação??

Os voluntários ficaram 1 semana ingerindo alimentos com menos de 1% de gordura. Os efeitos eram imprevistos…

A dieta foi rígida. Nada de carnes, exceto alguns tipos de peixe, leite desnatado, feijão e assim foi. Afinal eliminar os estoques na barriga e quadris é uma missão difícil!!

Após uma semana, os voluntários se queixaram de cansaço, falta de atenção , muita fome, irritabilidade, entre outros.

 

image

 

 

Mas afinal o organismo precisa de gordura para gerar energia, calor, hormônios e etc. Na verdade precisamos de gordura.

As gorduras insaturadas diminuem o colesterol ruim do sangue, protegem o coração. Já as gorduras saturadas aumentam as chances de AVC  e infartos. Devemos saber quais gorduras são nossas aliadas e usá-las na medida certa. Então eliminar totalmente a gordura da alimentação não é o ideal.

♦♦♦O interessante desta reportagem foi a descoberta de que  exercícios intervalados seriam a melhor opção para eliminar gorduras até mesmo depois de executa-los, ou seja, exercitando-se  durante 2 minutos intensos de exercício cardio vascular (aquele que acelera o ritmo cardíaco), com intervalo de 1 minuto de ritmo lento por 7  vezes, teríamos um resultado surpreendente:  queima calórica  de até 24 hrs  depois de ter terminado o exercício!

 

image

 

image

image

Este programa deve ser feito 3x por semana.

Os iniciantes devem começar com as atividades físicas  mais leves e por um tempo mais longo.

♦♦♦♦ Quem tiver interesse em saber mais sobre queima de gordura, recomendamos que assistam o vídeo abaixo:

 

queima

 

Lembramos sempre que consultem um profissional para avaliação física antes de iniciar os exercícios, além do acompanhamento de um nutricionista.

Bjss

Belle e Nancy

dama-urbana-por-nancy-e-belle

 

fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2016/02/voluntarios-fazem-dieta-sem-alimentos-com-mais-de-1-de-gordura.html

 

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não vai ser publicado