22 julho
2014

Avalie esse post!

O MON, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

Vocês já devem ter percebido que gosto de postar aqui alguns pontos turísticos de nossa cidade, Curitiba.

Hoje, um post sobre o MON que apesar de relativamente novo (11 anos de atividades), tem hoje uma importância equivalente à sua imponência e genialidade arquitetônica.

MON

O espaço físico merece registro: possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, sendo o maior da América Latina.

O projeto, como sabem, é do reconhecido arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e tem como característica as oposições: linhas curvas e retas, as cores e o cinza, o vidro e o concreto.

foto 5 (63)

MON 2

Mas a história teve inicio em 1967 quando Niemeyer projetou o que é hoje o prédio principal mas que foi inaugurado somente em 1978. Depois de passar por adaptações recebeu o anexo em 2002 quando ficou popularmente conhecido como “Museu do Olho.” Todos os projetos executados por Niemeyer.

Ao longo destes 11 anos, o MON já recebeu cerca de 270 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.

Possui 12 salas de exposição que a cada ano recebem cerca de 300 mil visitantes.

 

foto 3 (87)

foto 3 (89)

Há vários setores importantes no museu. O de Ação Educativa, por exemplo, atende professores, estudantes e público em geral e realiza cursos e oficinas com o objetivo de ajudar as pessoas a desenvolverem trabalhos e projetos.

Outro setor é o Centro de Documentação e Referência com periódicos e publicações para pesquisas.

A Reserva Técnica e Laboratório de Conservação e Restauro onde as obras ficam armazenadas com critérios internacionais, que para mim é o setor mais interessante do museu… É uma equipe que trabalha com equipamentos e técnicas de ponta desde o manuseio da obra, que deve ser feito com luvas e máscaras.

O transporte deve ser feito em um compartimento especial e climatizado. A segurança durante o transporte também deve ser eficaz, acompanhadas por batedores com radares e comunicação via satélite.

É o laboratório que determina em que condições as obras podem ser expostas. Algumas obras, por exemplo, não podem ser tocadas para que não acumule gorduras e fungos sobre ela. Controle de umidade, temperatura e filtro de luz são necessários para a conservação da peça.

O acervo do museu conta com mais de 3.300 peças de consagrados artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Andersen, Theodoro de Bona, Guido Viaro, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, João Turin, Oscar Niemeyer entre tantos outros.

Informações e curiosidades:

* Em 2012 o MON foi eleito pelo guia norte americano Flavorwire um dos 20 museus mais bonitos do mundo.

* Escolhido pelo público do TripAdvisor um dos principais pontos turísticos de Curitiba.

* No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita das 10:00 às 18:00.

*  O MON é o único espaço no Brasil que está com a mostra exclusiva  de fotografias da pintora mexicana Frida Kahlo. Retratos de sua família e amigos fazem parte do acervo de 270 obras.  IMPERDÍVEL!  Até dia 02/11..

frida kahlo 3

 

Estaremos postando sobre a exposição em breve!    frida kahlo 2

Fotos: Isabelle Weiss

 

Gostaram???

Beijos

Belle e Nancy

assinatura_damas-belle

 

Respostas

  1. Cláudio Alves

    Gostamos sim!! em Curitiba, há muitas opções culturais e este museu é mais uma prova da genialidade de Niemeyer e seus engenheiros que não têm medo de desafios.
    Guardo recordações com muito carinho.
    Beijos
    P.S.: gostei da modelo. rsrs

    Responder
    • Dama Urbana

      Rs obrigada, Cláudio!
      Realmente, o museu é uma das obras mais impressionantes de Niemeyer!
      Para quem é arquiteto (como você), a percepção dos detalhes é tida com maior sensibilidade…
      Ainda bem que fica aqui em Curitiba!rs
      Bjss

      Responder

Deixe um comentário

Seu e-mail não vai ser publicado