29 dezembro
2015

Alimentos para o Reveillon que vão além das superstições: romã, lentilha e uva! 5.00/5 (100.00%) 2 votes

Alimentos para o Reveillon que vão além das superstições: romã, lentilha e uva para a virada!!!

Toda virada de ano é repleta de sonhos e desejos. E para alguns as simpatias não podem faltar: pular 7 ondinhas, passar o ano novo vestido de branco, pular com o pé direito, comer lentilha para garantir fartura, comer romã para atrair dinheiro e comer uvas para unir fartura, dinheiro e sorte…enfim! São muitas opções!

Saindo da área do encantamento e indo para o lado nutricional eu vou falar sobre três alimentos que vão muito além das simpatias e superstições: romã, lentilha e uva. Esses três são ricos em nutrientes e deveriam fazer parte da sua rotina alimentar!

- Romã:

É a época dessa fruta! Acho uma pena que ela seja lembrada somente na hora da simpatia já que ela é riquíssima em antioxidantes (neutraliza os radicais livres), é fonte de ácido elágico (ótimo para a pele por possuir ação clareadora), contém vitaminas A, complexo B e C e os minerais cálcio, ferro, potássio, magnésio, sódio e fósforo.

Possui ação antibactericida e também combate a multiplicação de células cancerígenas.

Não sabe como consumir? Faça um suco batendo as sementes de uma romã (no liquidificador) com 1 xícara de água de coco. Ou então bata as sementes de uma romã, 1 xícara de água e ½ limão e aproveite os benefícios dessa fruta super funcional!

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- Lentilha:

É uma leguminosa de alto valor nutricional. Rica em fibras solúveis e insolúveis que melhoram o funcionamento intestinal, diminui o colesterol e controla as taxas glicêmicas. Fornece carboidrato que é um amido resistente e a ingestão dele promove o aumento das bactérias benéficas no intestino o que aumenta a imunidade além de melhorar o funcionamento intestinal e prevenir doenças como o câncer de cólon.

A lentilha é rica em proteína, vitaminas do complexo B, ferro, ácido fólico, magnésio, fósforo, enxofre, iodo, zinco, cobre, potássio e sódio. Alguns estudos evidenciam que o consumo desse alimento melhora a circulação sanguínea por promover melhor oxigenação dos tecidos.

Dicas: Deixe a lentilha de molho em água, na geladeira, por umas 12 horas antes do cozimento (despreze a água do molho) para diminuir a quantidade de enxofre;

Para melhorar a absorção de ferro consuma junto um alimento fonte de vitamina C;

O consumo excessivo de lentilha pode aumentar os níveis sanguíneos de ácido úrico por ser um alimento rico em purinas.

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- Uvas:

As mais roxinhas possuem uma maior quantidade de resveratrol que é um fitoquímico com excelente poder antioxidante (diminui o colesterol e previne a trombose por impedir a formação de coágulos sanguíneos).

É uma fruta fonte de vitamina C, complexo B e sais minerais como o ferro, cálcio e potássio.

O consumo de 150/200 ml de suco de uva integral já promove os benefícios. Já o cálice de vinho tinto deve ser visto com cautela devido a quantidade de álcool.

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Aproveite que vem aí um ano novinho e comece a cuidar mais de sua alimentação, melhore sua saúde!

Desejo um ano novo repleto de boas energias, muitos sonhos e realizações. Saúde à todos nós!!!

Beijos!

dama-urbana-por-dra-caroll

Uma resposta

  1. Cláudio Alves

    Olá Meninas,
    Inicialmente, quero desejar a todas as Damas (na verdade, Meninas) Urbanas, um Ano Novo cheio de conquistas, amor, paz, harmonia, felicidades e que vocês continuem cada vez mais, fazendo esse sucesso todo. Aliás, sucesso merecido!
    Parabéns.
    Dra. Caroll,
    Excelentes dicas e informações como sempre!
    Muito obrigado. Se minha filha não se formasse Nutricionista, você seria a minha eleita, apesar da distância…rsrs.
    Um beijo a todas vocês.
    Cláudio Alves

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