18 junho
2016

A elegância e a sofisticação de Sandra Kanayama 5.00/5 (100.00%) 1 vote

Quando entramos no Showroom da estilista Sandra Kanayama percebemos de imediato a magnitude de seu talento.

Elegante e discreta, Sandra é a designer criativa da marca que leva seu nome e é representante da moda “clean” e sem excessos. Suas criações primam pelo equilíbrio das formas, perfeição do caimento e modelagem impecável.

Tida como clássica, suas peças possuem um refinamento discreto que vai na contramão da acelerada moda impactante do mundo fashion.

O refinamento, ela afirma ter herdado do pai, um homem culto e elegante, cuja influência se expressa em todos os seus trabalhos.

Formada em direito, deixou a carreira no tradicional escritório de advocacia da família para investir em sua paixão pela moda. Foi para a Itália cursar Fashion Design no Instituto Marangoni e um master em modelagem feminina no Instituto Carlo Secoli, ambos em Milão. Buscou na excelência italiana, aperfeiçoar seus conhecimentos e técnicas.

Ainda na Itália teve a oportunidade de trabalhar com estilistas como Gabriele Colangelo e no Showroom da Max Mara.

sandra kanayama6

No ano de 2013 decidiu criar sua própria marca, Sandra Kanayama Milano, com o lançamento da Coleção Escadaria, primando pelo estilo clássico da alfaiataria italiana, com um toque moderno, característica que torna suas peças atemporais.

Em 2015, ela inaugurou o seu Showroom em Curitiba, sua cidade natal, onde nos recebeu e nos contou um pouco de sua história, coleções, criações e assuntos bem interessantes. Confira:

 

* Quais os passos para a realização de uma coleção?

Primeiramente, as inspirações. Carrego sempre um caderninho onde anoto tudo que me chama a atenção, formando um compendio de ideias. A arquitetura e o design são sempre fontes de referência, assim como filmes, mostras de arte, estou sempre pensando na mulher que eu irei vestir.

 

*E o que vem depois da inspiração?

Com as ideias em mãos, vou para a Itália. Lá, organizo os desenhos, defino as peças e parto para a escolha dos materiais. Preciso sentir o material, a textura e gramatura do tecido para dar início a confecção das peças. Minhas coleções são todas produzidas em Milão, e o laboratório com o qual eu trabalho produz para grandes marcas europeias, como Dior e Lanvin.

Sandra Kanayama3

*Vimos em uma matéria, que você usa um moulage (molde feito sobre um manequim) em escala menor…

Sim, o uso da moulage me permite ter uma visão 3D da criação, acompanhar o caimento de uma dobra, de um drapeado, que no papel não é possível visualizar.

 

*O que é o su misura Sandra Kanayama?

É uma nova proposta que eu estou trazendo para Curitiba. É a roupa feita sob medida, em que nossa cliente pode escolher o tecido que temos disponível em nosso catálogo e a peça é feita exclusivamente para ela. Produzimos camisas, calças, blazers, vestidos de festa, noivas. O cockail dress é uma das peças de maior saída, para quem tem algum evento importante e precisa de um vestido especial deixando de lado a obrigatoriedade do longo.

 

* A produção das peças na Itália acaba gerando um custo maior. O que te fez montar o Showroom aqui em Curitiba?

A marca é anterior a inauguração do espaço. Minha primeira coleção foi lançada em 2013 em uma loja em Curitiba e quiseram comprar até a roupa que eu estava usando no dia do evento. As pessoas que apreciam exclusividade, tecidos de qualidade e bom caimento dão valor às peças. Já vendi em São Paulo, Salvador, mas Curitiba é minha cidade de origem, por isso a razão do Showroom ficar aqui.

 

*O que você acha do estilo das curitibanas?

A curitibana é uma mulher sóbria, tem o estilo parecido com o das europeias. Aprecia um bom corte, uma modelagem impecável e tecidos de qualidade. Meus casacos são peças muito procuradas, ideais para o clima da cidade

 

*Como são as mulheres que usam Sandra Kanayama Milano?

Tanto a coleção prêt-à-porter, produzida na Itália, quando as peças sob medida, são feitas para a mulher contemporânea, que trabalha o dia inteiro e busca a elegância e sofisticação do início ao fim do dia. São peças que valorizam a mulher jovem e a mulher madura, em todas as ocasiões.

 

*Sabemos de toda a qualidade das suas peças. Além da elegância, o que mais você acha importante e valoriza em suas peças?

Minhas roupas são feitas para durar, até por questão de sustentabilidade. Não faço peças para serem descartadas, são todas feitas com tecidos de qualidade, para durarem algumas gerações nos guarda-roupas das minhas clientes.

sandra kanayama4

*As roupas podem envelhecer a mulher?

Sim, com certeza. Algumas cores, estampas e o comprimento de determinadas peças quando utilizadas de forma não harmônica podem envelhecer inclusive a mulher jovem.

 

*O que você acha das minissaias para mulheres mais maduras?

Tudo depende da proporção. O estilo da mulher não está apenas na roupa que ela veste, mas em todo o conjunto. O cabelo, a maquiagem, altura, formato do corpo. Individualizo e respeito o estilo de cada uma.

 

*Você pensa em voltar para a Itália?

No momento não. Já morei na Itália por vários anos e hoje pretendo contribuir e investir com a moda do Brasil, trazendo ensinamentos de um país com tradição em costura, tecidos e modelagem.

 

*Muita gente quer ser estilista. Mas a maioria não tem ideia do que seja o dia a dia. O que é ser estilista para você?

Há muito estudo por trás de todo o glamour. É preciso entender como se constrói uma peça, desde o molde até os acabamentos finais. A modelista, assim como a costureira, são essenciais na confecção de uma roupa e não são valorizadas como deveriam. É preciso muito estudo e muita prática para construir uma peça sem defeito.

 

*Quais as ideais para o futuro?

A coleção de noivas está para ser lançada e é algo que eu acredito muito neste momento. Uma coleção toda produzida aqui no Brasil e uma linha masculina também estão entre os meus ideais futuros.

 

*Defina a mulher Sandra Kanayama:

Uma mulher independente, prática, culta que viaja e valoriza um guarda-roupa com peças de qualidade.

E assim nos despedimos, tendo a certeza de que o mundo fashion ganhou uma estrela.

Belle e Nancy

Sandra kanayama7

dama-urbana-por-nancy-e-belle

Respostas

Deixe um comentário

Seu e-mail não vai ser publicado